segunda-feira, 16 de maio de 2011

16 /05 /11-PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA LEITURA DAS CHARGES E PESQUISA NO BLOG

Redução da Maioridade Penal

Os elementos explícitos apresentados nesta charge são milhares de crianças em carrinhos de bebê com uma chupeta na boca, elas estão presas em um cômodo minúsculo, com apenas uma janela para respirar.
     Os elementos implícitos é a redução da maioridade penal. Eu fico imaginando se nós aceitarmos a diminuição da idade para 16 anos, amanhã estarão pedindo para 15, depois 10, e se soubermos o que vai acontecer no futuro puniriam até o feto.

RODRIGO NEVES,
MIRIANA MARTINS
&
ALANE SANTOS


Solidão

Na charge, os elementos explícitos, ou seja, aquilo que vejo, é um homem sozinho, dizendo: “ só lidar com gente honesta, meu deus, que solidão! ’’
A idéia que se tem desta charge é que o homem pensa que a única pessoa honesta do mundo, mas nem todos são completamente honestos, pois, ele pode errar, todo ser humano erra por isso ele não pode se dizer honesto.

MARCOS VINICIUS


Falta de ética na escola

Os elementos explícitos apresentados na charge são, a professora, o aluno, o quadro negro, a caixinha de giz vazia, o apagador, preenchendo um único espaço que é a sala de aula.
Os elementos implícitos são apresentados na fala do aluno, que diz: “ roubaram o giz, professora ”
Entendemos que a professora pediu para seu aluno escrever o que é ética, e o aluno ao se deparar com a caixa de giz vazia, pronuncia a palavra roubo, agindo sem ética, pois o giz apenas tinha acabado.
A ética é o caráter, modo de ser de um sujeito. A mensagem principal da charge é que a professora fala sobre ética e o aluno age de forma antiética.
GISLENE
 &
MICHELLE


O que você pensa da proibição do castigo físico


Os elementos explícitos nesta charge são um guarda com uma suposta multa, uma menina com uma boneca, uma mulher que pode ser a mãe da menina. A charge é bastante colorida.
O que está implícito na charge é o motivo de acusação da menina, que aponta o dedo para a mãe, acusando-a de tela agredido. O guarda está dando uma multa porque é proibido agredir crianças.
Nós achamos que os pais não precisam bater nem agredir seus filhos, mas, eles podem por de castigo, conversar, dar conselhos, são atitudes de fundamental importância, pois se não fizerem isso , quando os seus filhos crescer vão se tornar marginais, mal educados, agressivos, por isso achamos que esta lei que proíbe agredir crianças é muito importante, pois, não adianta só bater, porque daqui alguns dias ela vai estar do mesmo jeito.

LETÍCIA,
ESTÉR
&
INGRID

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


Os elementos explícitos na charge são, a nota zero que o aluno tirou na prova, o medo da professora em divulgar a nota para o aluno, pois, ele esta armado com arma de fogo e arma branca, e fumando um cigarro.
Percebemos também, que a violência é um problema social, pois, este presente em vários lugares, nas ruas, nas escolas, no convívio familiar. A escola não é lugar de violência, mas sim, lugar da formação da ética, da moral dos sujeitos ali inseridos, que são os alunos, os professores e outros funcionários.
Os alunos ali inseridos estão em busca de um futuro melhor e uma boa formação.
IURI,
JANAÍNA,
&
LORRANY

TIRIRICA


Achamos uma injustiça não votar no tiririca, apesar de não saber ler, é um palhaço muito engraçado, ele não estudou, não aceitou ele no cargo de deputado federal. Se tiririca tivesse estudado numa escola teria ganhado esse cargo.
Na charge, há elementos explícitos da caricatura, reconhecemos o tiririca pelo chapéu, cabelo, bigode e, pelo seu eslogam: “ vote em tiririca, pior que tá não fica ” .

LUCAS,
NATAN,
MARCOS VINICIUS
 &
HERCULES


Votar em palhaço é uma forma válida de protestar?


Os elementos explícitos na charge: é a imagem de um palhaço pintado de branco e vermelho, e que passou lápis preto no olho. Cabelo vermelho e amarelo, com a roupa vermelha de bolinhas brancas, nariz vermelho, e ele esta pensando em fazer do senado um circo.
Na pesquisa feita no Blog na qual tiririca apresenta uma entrevista à Folha de S. Paulo, ele diz que “nunca votou, sempre justificou seu voto. E que não apresenta conhecimento algum sobre a atividade de deputado”.

FELIPE EDUARDO


Votar em palhaço é uma forma válida

Os elementos explícitos dessa charge é um palhaço com cabelo vermelho e amarelo, com o rosto pintado de branco e vermelho, com uma gravata de borboleta vermelha com bolinhas brancas.
Ele esta imaginando um circo colorido em cima da grama ao lado do senado. O tiririca esta vestido de palhaço, pensando que vai fazer do senado um circo, porque ele é um bom palhaço de circo.
A pesquisa que eu fiz no Blog, fala que ele nunca votou, e nem conhece a atividade de um deputado, mas, quando ele entrar no senado ele iria se informar.
LUCAS BRUNO


Bullying

Agora vamos falar de Bullying, assunto polêmico e sério, que faz várias vítimas nas escolas.
Você já ouviu falar em bullying? Se é que não travou conhecimento com o problema, bullying é um comportamento agressivo de um ou mais estudantes contra outros.
O termo bully, significa valentão em inglês.
O bullying não esta somente no âmbito escolar, já chegou a internet, onde derivou a expressão cyberbullying.
A charge apresenta como elementos explícitos um aluno com expressão medonha, sendo apontado por seus colegas, que aparecem como imagem fantasmagórica.

MILENNA,
DARA
&
CAROLINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário